A Pipistrel, uma divisão da Textron Eaviation, anunciou que sua nova aeronave VTOL não tripulada Hybrid-Electric Nuuva V300 concluiu com êxito seu primeiro voo em 31 de janeiro de 2025, em Gorizia, nordeste da Itália, ao lado da fronteira eslovena.
O Nuuva é um sistema aéreo não tripulado (UAS), projetado para transportar 300 kg de carga (o equivalente a três palhetas euro) a distâncias de até 300 km.
Sua propulsão é híbrida, pois está equipada com oito motores elétricos que fornecem elevação para a decolagem vertical, bem como um motor convencional movido a combustível para a fase de cruzeiro do voo. Os motores elétricos são alimentados por baterias que foram desenvolvidas internamente pela Pipistrel.
O Nuuva V300 usa um sistema automático além da linha de visão visual (BVLOS), que permite chegar ao seu destino seguindo um plano de voo pré-determinado.
Durante seu voo, a aeronave é monitorada por um operador de terra usando a tecnologia desenvolvida pela Textron Systems, que, como a Pipistrel, é outra empresa do Textron Group. Esta primeira aeronave foi controlada usando um sistema de controle de voo voador da Honeywell com uma redundância tripla embutida.
Embora o uso principal pretendido do Nuuva V300 seja a entrega de carga, a Pipistrel também pretende comercializá -lo para uma variedade de outras missões, incluindo aplicativos de busca e resgate e defesa.
Uma segunda aeronave Nuuva V300 em breve estará pronta para participar do programa de testes, que continuará ao longo de 2025.