O Aeroporto Internacional Ninoy Aquino de Manila (MNL / NAIA), ou Aeroporto Internacional de Manila, transferirá todas as suas operações de turboélice para aeroportos secundários fora da capital.
O aeroporto iniciará a mudança a partir de 30 de março de 2025, seguindo ordem do Comitê de Coordenação de Slots de Manila (MSCC), a fim de aliviar o congestionamento no aeroporto, que é frequentemente classificado como um dos piores do mundo.
O comitê, que é composto por vários órgãos governamentais, incluindo o Departamento de Transportes e o Conselho de Aeronáutica Civil, disse que a medida irá “maximizar de forma eficiente e segura as operações no NAIA”.
Cerca de 30% dos voos turboélice saindo de Manila serão transferidos para o Aeroporto Internacional Clark (CRK), localizado a cerca de 100 quilômetros ao norte da região metropolitana de Manila.
Cebu Pacific (CEB) anunciou em 23 de janeiro de 2025 que seus voos de Manila para o Aeroporto Siargao (IAO) com sua companhia aérea regional Cebgo serão transferidos para o Aeroporto CRK a partir de 30 de março de 2025.
A transportadora de baixo custo disse que os serviços diretos de Manila para Surigao serão cancelados e os passageiros terão a opção de conexão através do Aeroporto Internacional Mactan-Cebu (CEB).
“O CEB reconhece a importância de gerir eficazmente a capacidade aeroportuária, o que levará a uma melhor experiência dos passageiros e a uma maior conveniência pública”, afirmou Cebu Pacific num comunicado enviado à AeroTime.
A PAL Express, transportadora regional da Philippine Airlines, também foi afetada, pois também utiliza aviões turboélice para destinos insulares menores. A companhia aérea filipina ainda não divulgou uma declaração sobre a transferência obrigatória.
As transportadoras de frota totalmente turboélice terão um ano a partir de março de 2025 para implementar a transferência. Isso inclui Sunlight Air, Island Aviation e Air Swift, entre outros.