Os destroços submersos do helicóptero Black Hawk contêm dados essenciais que podem esclarecer seus últimos momentos antes da colisão com um American Eagle Bombardier CRJ-700 em Washington, D.C., de acordo com o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB).
No dia 4 de fevereiro de 2024, o NTSB confirmou que o Black Hawk do Exército dos EUA estava a 300 pés de altitude no momento do impacto. No entanto, informações adicionais são necessárias para validar os registros de voo do helicóptero.
Para acessar esses dados, o NTSB aguarda a remoção dos destroços do rio Potomac, prevista para o final da semana.
Detalhes da colisão
O acidente ocorreu em 29 de janeiro de 2025. Conforme os registros de voo, o Black Hawk tinha autorização para operar a uma altitude máxima de 200 pés.
“O NTSB recebeu novos dados mostrando que a tela da torre de controle de tráfego aéreo do Aeroporto Nacional Ronald Reagan (DCA) é alimentada pelo Potomac TRACON, que integra informações de múltiplos sensores de radar e ADS-B para fornecer a melhor precisão na faixa de voo. Esses registros indicam que o Black Hawk estava a 300 pés no momento da colisão”, informou um porta-voz da agência.
Recuperação de vítimas e destroços
As autoridades confirmaram a recuperação dos restos mortais das 67 vítimas do acidente, embora uma ainda não tenha sido identificada. Entre os ocupantes estavam 60 passageiros e quatro tripulantes do voo da American Eagle, além de três militares a bordo do Black Hawk.
“O comando unificado segue focado na remoção dos destroços do rio Potomac. Apesar de todas as vítimas terem sido identificadas, as operações de salvamento continuarão com um compromisso rigoroso na recuperação de quaisquer restos adicionais”, afirmou um representante da agência.
O NTSB, em colaboração com o Supervisor de Comando de Sistemas Marítimos da Marinha (SUPSALV), continua a recuperar partes do Bombardier CRJ-700, operado pela PSA Airlines para a American Airlines.
Nos últimos dois dias, foram resgatados componentes como a asa direita, fuselagem central, parte da asa esquerda, fuselagem lateral, porções da cabine e do cockpit dianteiro, estabilizadores verticais e horizontais, cone de cauda, leme, profundores, computador TCAS e gravador de acesso rápido. Todo o material recuperado está sendo encaminhado para um local seguro para inspeção detalhada.
Enquanto isso, as equipes do NTSB seguem analisando os registros de manutenção das duas aeronaves e transcrevendo os dados dos gravadores de voz dos cockpits. O processo de sincronização do gravador de dados de voo do Black Hawk e do cockpit voice recorder está em andamento.