A Lufthansa revelou ainda mais, mais detalhada, planeja como integrará a transportadora italiana ITA Airways recém -adquirida em suas próprias operações globais daqui para frente. Em comunicado divulgado em 3 de fevereiro de 2025, o grupo de companhias aéreas alemão anunciou planos pós-Merger que incorporam uma infinidade de atividades, desde o alinhamento de programas de panfletos frequentes, a mudança das operações de vôo juntas dentro de certos terminais do aeroporto, acesso ao lounge, compartilhamento de códigos, e a coordenação dos horários de voo.
Em uma entrevista coletiva realizada em Roma, Carsten Spohr, CEO da Deutsche Lufthansa AG, Sandro Pappalardo, presidente da Ita Airways, e Joerg Eberhart, CEO da Ita Airways, apresentaram as medidas já tomadas por Lufthansa para incorporar o novo membro da Lufthansa Creschansa Grupo de transportadoras na dobra e como essas etapas beneficiarão os clientes da ITA Airways, bem como da companhia aérea alemã e de seus parceiros.
Com efeito imediato, 36 milhões de membros existentes do esquema de lealdade da Lufthansa, conhecidos como ‘Miles & More’, podem ganhar e resgatar milhas em todos os voos da ITA Airways. Ao mesmo tempo, os 2,7 milhões de membros do Volare, o programa Frequente Frequente da ITA Airways, podem ganhar e resgatar seus pontos em todos os voos operados pela Lufthansa, Swiss, Austrian Airlines e Bruxelas Airlines coletivamente.

Além disso, uma vez que a temporada de agendamento de verão do norte da IATA começar em 30 de março de 2025, os passageiros da ITA Airways e os dos transportadores do grupo da Lufthansa poderão se beneficiar de operações conjuntas em um único terminal nos principais centros alemães da Lufthansa no aeroporto de Frankfurt (FAR) e FAR) e Aeroporto de Munique (MUC). Usar o mesmo terminal “é um pré -requisito essencial para transferências rápidas e confortáveis nos hubs do Lufthansa Group”, disse um comunicado da Lufthansa.
Com o início do verão de 2025, a Ita Airways se mudará para os espaços da Lufthansa no Terminal 1 em Frankfurt e para o Terminal 2 em Munique, o que permitirá transferências mais simples entre os vôos operados pelas respectivas transportadoras e reduzirá a quantidade de tempo entre a conexão vôos. Em todos os outros hubs do grupo, bem como nos hubs primários da ITA Airways de Roma-Fiumicino (FCO) e Milan-Linate (LIN), a Lufthansa Group Airlines já opera voos dos mesmos terminais que a ITA Airways.
Haverá uma coordenação mais próxima dos horários de voo entre os principais hubs do grupo, disse o comunicado. Em particular, as conexões de vôo entre os hubs do Lufthansa Group, localizados em Frankfurt, Munique, Zurique, Viena e Bruxelas, além de dois hubs principais da Ita Airways em Roma e Milão serão otimizados e melhor distribuídos ao longo do dia para oferecer aos clientes mais flexibilidade em seus planos de viagem.
Em termos de acesso ao lounge, também a partir de 30 de março de 2025, os passageiros da ITA Airways também poderão acessar aproximadamente 130 salões do grupo Lufthansa e seus parceiros enquanto viajavam na rede de grupos em todo o mundo. Como parte do acordo recíproco, o ITA Airways Lounges também estará aberto aos passageiros do grupo da Lufthansa a partir da mesma data.


Novo Codeshare foi lançado
As operadoras também lançarão um novo contrato de código de código para aprimorar a flexibilidade e a conectividade da reserva para os passageiros. Lufthansa disse: “Ao adicionar voos da ITA Airways às redes de rotas da Lufthansa Group Airlines, os clientes terão mais opções e maior flexibilidade”.
“Com o início do cronograma de voo de verão, mais de 100 conexões de vôo compartilharão inicialmente seus números de voo e, portanto, podem ser mais facilmente combinados. Essas ações de código possibilitam a combinação de vôos de diferentes companhias aéreas do grupo em uma única reserva. Uma vez totalmente implementado, esse compartilhamento de código dará aos passageiros da ITA Airways acesso a mais de 250 destinos do grupo Lufthansa. ”
“Para os passageiros da Lufthansa Group Airlines, a oferta será expandida para incluir voos domésticos da ITA Airways para a Sicília, Sardenha, Calábria e Puglia. Todas as conexões de codeshare podem ser reservadas a partir de 25 de fevereiro através de todos os canais de vendas globais, incluindo on -line e através do grupo Lufthansa e aplicativos da ITA Airways ”, conclui o comunicado.


“Agora que a ITA Airways se tornou um membro de nossa família de companhias aéreas, queremos avançar com a fusão rapidamente, para que a ITA e seus passageiros, bem como os convidados de nossas outras companhias aéreas de passageiros, possam se beneficiar rapidamente das vantagens de um Grupo Lufthansa expandido, “Comentou Carsten Spohr, CEO da Deutsche Lufthansa AG. “Também estamos confiantes de que a ITA Airways obterá um lucro já neste ano. Em suma, estamos convencidos de que hoje, o início da integração da ITA Airways no grupo da Lufthansa marca o início de uma história de sucesso conjunto para clientes, funcionários e acionistas da Ita Airways e do Lufthansa Group “.
Trocar de alianças
Talvez uma das mudanças mais significativas que estão sendo implementadas como parte do acordo de aquisição, que a ITA Airways deixe a SkyTeam Global Airline Alliance, com um período de transição já em andamento. A Ita Airways se juntará à Star Alliance, da qual Lufthansa foi membro fundador em 1997. A admissão da companhia aérea italiana na Star Alliance, a maior aliança global da aviação, é vista por ambos os portadores como de importância crucial para o sucesso do grupo de companhias aéreas recém -ampliado .


Com os preparativos em andamento para a Ita Airways se juntarem à Star Alliance durante a primeira metade de 2026, a SkyTeam (junto com seus principais membros da Aerolíneas Argentinas, Aeromexico, Air Europa, Air France, China Airlines, China Eastern, Delta Air Lines, KLM, Korean Air, KLM, arean , MEA, SAS, Saudia, Virgin Atlantic e Tarom) são relatados como “trabalhando em estreita colaboração com a ITA Airways para garantir uma transição suave para clientes e parceiros durante a fase de saída, que termina em 30 de abril de 2025.”