Airbus encerra operações da empresa de carga de grandes dimensões Airbus Beluga Transport
A Airbus confirmou que irá cessar as operações de sua empresa de transporte de carga pesada, a Airbus Beluga Transport (AiBT), um ano após obter o Certificado de Operador Aéreo (AOC).
O anúncio foi feito durante uma reunião extraordinária do Comitê Econômico e Social (CSE), marcando o fim imediato do serviço devido à falta de clientes externos, conforme reportado inicialmente pelo jornal francês Les Échos.
“Confirmamos que a atividade da Airbus Beluga Transport para missões de carga pesada está terminando”, afirmou um porta-voz da Airbus à AFP.
Motivação do encerramento
O serviço foi criado para suprir a escassez global de capacidade para carga aérea de grandes dimensões, um problema que se agravou após a destruição do Antonov An-225 Mriya durante a invasão da Ucrânia pela Rússia, além da indisponibilidade de boa parte da frota Antonov.
“A demanda por capacidade de carga aérea de grandes dimensões está aumentando”, disse Michael Schoellhorn, CEO da Airbus Defence and Space, ao apresentar a frota BelugaST como uma alternativa. “A capacidade é limitada e, diante dos atuais acontecimentos geopolíticos, muitos clientes estão em busca de soluções rápidas, novas e eficientes. E é exatamente isso que oferecemos com nossa frota BelugaST.”
Origem e características do transporte Airbus Beluga
A aeronave BelugaST, com seu design único e inconfundível, foi originalmente projetada para transportar componentes de aviões comerciais entre as fábricas da Airbus. Com o tempo, essas aeronaves foram sendo substituídas pela nova frota BelugaXL, que oferece maior capacidade de carga e peso.
A Airbus Beluga Transport obteve seu AOC em 9 de janeiro de 2024, com o objetivo de atender a setores como militar, espacial, energia, aeronáutico, marítimo e ajuda humanitária, oferecendo um sistema de transporte que não exigia guindastes para o carregamento.
Desempenho comparativo
O BelugaST oferece uma capacidade volumétrica única, mas sua capacidade de elevação de 35 toneladas é significativamente inferior aos concorrentes como o Antonov An-124-100 Ruslan, que pode transportar até 150 toneladas, ou o Antonov An-225 Mriya, capaz de carregar até 250 toneladas. Por isso, o BelugaST não conseguiu competir em muitos casos, especialmente em missões que exigiam transporte de cargas pesadas ou superdimensionadas.
Até o momento, a Airbus não anunciou planos para reaproveitar a frota BelugaST após o encerramento do serviço.